domingo

Vidas "Paralelas"

" São estranhos os grandes, não são, Mila?
Têm medo das respostas.
Ou então já sabem quais são e não precisam de ir de Vespa espiar um apartamento para as ter.
A mãe ficou na sala.
Talvez veja em ti a filha amiga que não tem, talvez te deixe entrar e te dê a sua fragilidade.
E tu, agarra-a, Mila, aproveita esse dom!
Eu hei-de olhar para vocês, escondida atrás de uma porta.
Aperta-a com força, por mim também.
E o pai? Onde está o pai, Camila?
Vai perder uns passos teus, umas palavras novas. Talvez tenha um projecto para acabar, talvez prefira estar noutra casa, sem os teus brinquedos espalhados pelo chão e sem os meus pensamentos pelo ar.
E eu, quando o vir voltar, na manhã seguinte, hei-de olhar para ele de maneira diferente, como quem olha para aqueles como o Giorgio, ou pior, porque a sua ausência não me faz só sofrer a mim.
Tu não, tu ainda lhe baterás palmas durante uns anos, ainda o cobrirás de sorrisos. Mas um dia perceberás e sorrirás menos, com os lábios mais fechados.
Hás-de encontrá-lo por baixo da nossa casa, há-de pedir-te desculpas pelas suas ausências. E tu? Vais aceitar as desculpas? Talvez sim, só para experimentares um abraço seu, para ver se o teu sangue se lembra dele.
Não vai ser fácil, Mila, mas por enquanto, está tudo bem.
Dorme. E amanhã, ao acordares, voltarás a ver o teu pai.
Para ti, nunca se terá ido embora.
Está tudo bem, Mila, e amanhã voltarás de novo a bater palmas, "vai chegar o papá e vai trazer-te coisas tão bonitas"! "

Retirado de "Quantas Estrelas Tem o Céu"

Identifico-me tanto com este texto, não têm noção! Eu cresci sem pai, ele fugiu quando soube que engravidou a minha mãe e identifico-me muito porque sinto a sua fragilidade, sinto que ela também se identificaria comigo! É difícil e para os irmãos mais novos, não, para eles está sempre tudo bem, basta uma prenda nos anos e outra no Natal e está tudo no sítio, mas um dia quando crescerem, vão perceber o mal que nos fazem... 

11 comentários:

Lani disse...

Deve ser mesmo difícil :/
Eu já li esse livro, gostei muito. Tem umas ótimas frases, foi esse livro que me deu a ideia do nome do meu blog :) *

Lani disse...

Ainda bem! ^^

Rachel ★ disse...

Eu também vou (:

Bjnhs*

Sofia disse...

Pois, ouvi falar tão bem do filme e depois vi que tinha 8,2 no imdb que fiquei mesmo com altas expectativas. Que desilusão... :s

martasousa disse...

vou seguir :)

C. disse...

Se isto do karma for verdade, então acho melhor ires a uma bruxa! xD

B disse...

Infelizmente, percebo bem isto!

Ade disse...

Deve ser tão estranho e difícil nunca teres conhecido o teu pai..eu nem sei bem o que dizer... /:
Nunca li esse livro, talvez um dia o leia.



Paula Braçais disse...

deve ser triste sim Pipo... compreendo. um beijinho grande saído do meu coração para ti. força.
sabes, às vezes as pessoas que não ficam na nossa vida ... só não ficam porque não mereciam ficar... porque se ficassem poderiam magoar-nos mais ...

béu disse...

Não conheço esse livro, mas fiquei curiosa agora. Não consigo dar-te palavras de esperança neste caso em específico, porque simplesmente não consigo imaginar o que é viver sem pai. Mas sei que, pelo que escreves por aqui, és mais forte do que julgas, só tens de levantar a cabeça sempre e fazer de tudo para não cometeres os mesmo erros das outras pessoas que te magoaram (é, pelo menos, o que eu ando a tentar fazer...).
Força :)

Anónimo disse...

Tenho esse livro na cabeceira mas não tenho tempo para ler :(