terça-feira

Retrospectiva...


Agora que acabou o ano, olhando para trás de forma mais serena e calma, não me orgulho de muito, também não tenho muito por que me orgulhar, mas sinceramente de tudo, até estou um pouco decepcionado comigo mesmo... Não terminei a carta de condução, não fui a nenhum festival de verão, não fiz nada que marcasse o meu ano, nada que o deixasse rigorosamente traçado, conheci alguém, sim, talvez o melhor que me aconteceu este ano, ter conhecido a Maria foi algo que não estava a espera, eu já a conhecia, mas ter-me aproximado dela, foi algo especial, alguém que não me era nada, tornou-se grande cá dentro, tornou-se quase dona e senhora do meu pensamento, aquela voz, aquele sorriso contagiante, aquele forma única de falar, aquele sotaque tão engraçado, cativou-me, cativou-me imenso, a Maria é muito especial, mesmo muito e não digo isto por gostar dela, mas sim porque é mesmo, já escrevi sobre ela imensas vezes, já a chamei tudo e mais alguma coisa, mas agora que olho para esses textos, agora que olho para as cartas que lhe enviei, para todas as sms que gravei nossas, ela não merecia que eu tivesse falhado com ela, depois de tudo o que passámos, depois de toda a lealdade dela, de toda a sua dedicação à minha pessoa, não merecia que eu tivesse sido como fui, mas para variar, até com ela falhei, falhei e continuei a falhar vezes sem conta, fartei-me de falhar e por isso, por tanto errar, acabei por perde-la, não sei se para sempre, mas perdi e nunca me vou perdoar por ter falhado tanto com uma pessoa como ela... Como tudo este ano, perdi grandes amigos, um deles que esteve comigo desde sempre, a única coisa que ainda continua ao meu lado e talvez seja a única coisa da que me orgulho verdadeiramente este ano, é do meu cão, o Bugs, o Bugs sim, continua aqui, de pedra e cale, a roer todo o que o rodeia, mas sempre que o chamo, tem um beijinho pronto para mim, e uma lambidela afiada e cheia de ternura para me dar por mais que me babe, ele sim, deixa-me verdadeiramente feliz...
Se tivesse de adjectivar este ano, apenas me surgem duas palavras, Maria e erro, Maria porque, passei praticamente todo o ano "com ela" e erro porque foi o que fiz melhor e mais vezes, sinceramente, não me lembro de um ano tão mau como este, tão vazio, tão cheio de buracos e pedras no caminho, pelos vistos sobrevivi, com bastantes sequelas é verdade, mas sobrevivi, não sei se me deveria sentir orgulhoso por isso, por ser capaz de escrever sobre todos esses erros, todas essas falhas, até com a minha irmã, a única mulher que nunca me deixou ficar mal, até com ela falhei e falhei, mas por incrível que pareça, ela continua aqui do meu lado, sempre pronta a apoiar-me, sempre disposta a dormir menos uma ou duas horas para me ouvir até adormecer.
Acho que está na altura de mudar isso, está na altura de dar valor a acções, dar valor a atitudes, deixar de dar valor a pessoas que apenas me usam para o seu próprio gozo e bem estar, acho que está na altura de compensar a Maria com sorrisos em vez de stresses, na altura de lhe trazer gargalhadas e não gritos, está na altura de dar mais amor ainda ao Bugs, em vez de estar a pedir a maior parte do tempo para se deitar ou sentar, está na altura de mostrar a minha irmã que estou cá para ela como ela está cá para mim, se este ano que passou foi o ano em que errei mais, o próximo será o que vou acertar mais, vai ser o que farei as coisas mais acertadas e deixarei as pessoas orgulhosas de mim, quero surpreender pela positiva, voltar a ser aquele rapaz boa onda, aquele rapaz divertido e brincalhão, quero voltar a escrever como nunca escrevi antes, voltar a deixar aqui as minhas histórias e romances, o meu dia-a-dia muitas vezes, quero voltar a ser o André por quem a Maria se apaixonou e por quem toda a gente pergunta nos últimos tempos, quero voltar a ter o meu brilho, a minha magia que contagia e faz com que as pessoas gostem de mim só da minha presença, quero deixar este genérico em que me tornei sabe-se lá porquê, quero perder o medo de arriscar, o medo de lutar, o medo da palavra "não", todo este ano lutei para não ouvir essa palavra, quero mudar isso, quero ouvi-la e mesmo assim continuar de cabeça erguida e com a postura que acostumei imensa gente, hoje passei dez horas dentro de um autocarro, pensei em imensa coisa, em imensas pessoas e em imensos acontecimentos, 90% deles não valeram a pena, e os outros 10% não foram causados por mim, ou seja, decidi quase sempre mal e é isso que quero mudar, posso não decidir bem, mas pelo menos quero ter na consciência que o que fiz, foi pensado e reflectido.
Estes são os meus votos para o meu 2013 e a minha retrospectiva para 2012, peço desculpa a todos aqueles que magoei e especialmente a ti Maria, de todos, foste a que mereceste menos e a que sofreste mais, apesar das nossas prendas, deixo-te aqui mais uma, pequenina desta vez, é só um pequeno excerto, mas é o que soltas dentro de mim, fazes-me sentir um miúdo, ca vai...


"You make me feel like I'm living a Teenage dream
The way you turn me on
I can't sleep Let's run away and
Don't ever look back, don't ever, look back

My heart stops when you look at me,
Just one touch now baby I believe
This is real so take a chance and
Don't ever look back, don't ever, look back"

5 comentários:

Nea* disse...

Obrigada e igualmente =)

MaraRodriguesSousa disse...

Acredito, ás vezes é mesmo assim.

May disse...

força para este ano, faz com que ele seja ainda melhor que 2012 (:

S* disse...

Não te podes martirizar. Reconheceste as tuas falhas, os teus erros, agora é seguir em frente e melhorar.

A. disse...

Acho que 2012 também foi um dos meus piores anos. Tive expectativas demasiado altas, esperei pela resolução de todos os meus problemas e no fim, tropecei em todos os buracos, esbarrei-me contra todas as paredes e acabei por não alcançar nada daquilo que tinha sonhado. Mas por mais enviesados que sejam os nossos caminhos há sempre algo que aprendemos e se aprendemos então e um erro que não voltaremos a cometer. O que, vendo as coisas de uma perspetiva mais positivista, não é nada mau. Estou com um bom feeling relativamente a 2013, acho que vai ser o ano em que vai ser possível emendar os erros e realmente viver como se não houvesse amanhã.
Todos nós erramos, mas muito poucos admitem.

Boa sorte **