sábado

Caras e Corações

Eu não sei quanto a vocês, mas eu já conheci tanta gente, já vi tantas caras, tantos rostos, sorrisos, olhos, tantas feições diferentes, já ouvi milhares de vozes, vozes com quem partilhei conversas intermináveis, gargalhadas até fazer doer a barriga, momentos que nunca me vou esquecer, a questão é, e as pessoas? Onde ficaram as pessoas? As memória ficaram, os momentos bons também, mas e as pessoas? Onde estão as 22 pessoas da minha turma de sexto ano? Onde estão as 26 pessoas da minha turma do oitavo ano por exemplo? É incrível, eu as vezes ponho-me a pensar e penso nisto, onde estão todas as pessoas que eu já conheci, para onde foram? Olho a minha volta e vejo que 97% das pessoas que me rodeiam, não cresceram comigo, não estiveram presentes na minha infância, não brincaram comigo a apanhada ou as escondidas, não estiveram comigo nos momentos mais importantes da minha vida, para onde foram? É estranho, ver pessoas na rua e dizer "Já foi da minha turma" sem que nenhum laço de amizade tenha ficado, é normal que não gostemos de toda a gente que estudou connosco e assim, até eu, tinha os meus rivais de infância  desde aquela guerra pela menina mais bonita até as duras batalhas que travávamos no campo de futebol, não me esqueço disso, mas até mesmo desses rivais, gostava de saber algo, se cresceram e como serão agora!
Não sei se já pensaram nisto, mas a verdade é que já passou tanta gente pela nossa vida, tanta gente entrou e saiu como quis e nós no fundo nunca podemos opinar, nunca podemos decidir quem fica e quem sai e até mesmo com a nossa tenra idade, já tínhamos necessidade de fazer as nossas escolhas, de chegar a casa e contar a nossa mãe que o João ou o David eram os nossos melhores amigos e gostávamos de brincar com eles, pode parecer estranho, mas fazíamos isso, eu pelo menos fazia e as vezes penso onde estarão esses mesmos amigos com quem eu passava horas no pátio a brincar...
Isto é super nostálgico eu sei, mas recordar é viver e de vez em quando, penso como seria se todas essas pessoas que conheci fossem presentes, será que me conheciam melhor que ninguém, será que me suportavam, será que estariam mais perto ou mais afastadas, não sei, essas respostas estão nos segredos dos deuses. 

14 comentários:

Ana disse...

bem Pipo, deixaste-me a pensar. Realmente, estou como tu, a maioria das pessoas que me rodeiam não cresceram comigo! e concordo contigo, isto dá que pensar...

Margarida Carvalho disse...

Adorei o texto :$ bem verdadeiro!

May disse...

as pessoas na nossa vida são passageiras, porque apenas ficam as verdadeiras (: e essas não são pessoas, essas são anjos!

Filipa disse...

É nostálgico sem dúvida, mas penso muitas vezes no mesmo. Ainda no outro dia me cruzei com a minha melhor amiga de infância e considerando que temos as duas 21 anos de idade e fomos amigas desde os 2 anos até aos 15, há muita história entre nós... o facto de agora não sermos amigas chegadas, mas apenas conhecidas, é muito triste. E penso variadas vezes no tempo que andamos ligados a uma pessoa e depois ela desaparece das nossas vidas pelas mais inúmeras razões!
Sei que todas as pessoas que encontrei na minha vida foram de alguma forma responsáveis pela forma como me construí e se me afastei delas foi por alguma razão, mas por vezes penso se não teria sido melhor ter mantido algumas amizades com aquelas pessoas que me conhecem desde miúda e passaram várias fases de crescimento comigo... :)

Filipa disse...

P.S: Confesso que tenho bastantes livros, sim. É o meu vício. :D

S* disse...

Por vezes faz bem fazer esta introspecção.

Ana C. Martins disse...

a vida dá tantas voltas Pipo. Eu em 2012 perdi tanta gente... eu já perdi o rasto de quem andou cmg na faculdade, os meus amigos de infância, amigos da adolescência.. my God. De vez enquando cruzo-me com um ou outro e lá me dizem, x e y já casaram, este está por ali... pronto. Mas é mesmo assim, vais ver que ainda outros vais perder e muitos outros vais ganhar.

beijinho e bom fim de semana

Jovem $0nhador@ disse...

De facto é algo que dá que pensar, tenho 23 anos e ainda tenho amigos que cresceram comigo, que andaram comigo do 1º ano ao 12º...mas muitos ficaram para traz muitos deixei de saber alguma coisa sobre eles!

Ana disse...

eis a questão. e o que é mais irónico é que na altura esses amigos faziam-nos as promessas de «vou estar aqui contigo para sempre!»

Filipa disse...

Já li sim, é um dos livros mais intensos que já li! =) *

Filipa disse...

Eu recomendo-o, mas isto é muito influenciado por gostos pessoais!

Ana disse...

mesmo! é por isso que já não acredito muito nessas promessas :/ *

Filipa disse...

Tenho esse livro para ler, por acaso! :P
Quanto tiver tempo tenho de lhe pegar! Aquilo que te posso dizer sobre O Diário de Anne Frank é que vale a pena, nem que seja para compreender e apreciar a força da Anne. Esse livro em particular foi um livro muito intenso para mim, por ter a noção de que é um diário verdadeiro, são acontecimentos verdadeiros e que podia ter acontecido o mesmo a uma jovem vulgar como eu, se tivesse nascido naquela altura! :)

Ana disse...

infelizmente essas falsas promessas fazem com que acreditemos menos nas pessoas... *