segunda-feira


Vi durante a tarde uma conversa sobre Deus, mais propriamente se acreditam ou não. A minha questão é, se nós não acreditamos em Deus, como é possível termos Fé? E se acreditamos, no que nos baseamos para tal? Na minha opinião é que todos nós rezamos, praticantes da igreja ou não, todos nós apelamos a alguém ou a algo quando sentimos necessidade, no limiar do sofrimento, a beira do abismo, todos nós oramos de certa forma. Quantos de nós têm um amuleto? Quantos de nós rezam mas depois dizem as pessoas "eu não acredito em Deus"? Eu sei que é uma questão que vai sempre levantar outras questões mas só queria saber a vossa opinião, vocês acreditam ou não em Deus e se não, como é que têm fé? Como é que reagem quando vos dizem, seja o que Deus quiser. É possível ter Fé sem acreditar em algo ou alguém? Porque se é, de onde nasceu a crença? De onde nasceu a Fé? E se não temos Fé, de onde aparece a Esperança, no que se baseia? Quero saber opiniões!


P.S. O meu comentário nessa conversa foi "Concordo, todos nós temos alguém a quem oramos, alguém a quem pedimos algo ou ajuda, podemos dizer que não somos praticantes, que não acreditamos, mas o que é certo é que quando estamos a beira do abismo, no limiar do sofrimento, todos pedimos a "Deus" uma ajuda. De uma forma ou de outra acreditamos em algo que nos transcende e não conseguimos explicar, todos temos fé e todos queremos que essa fé não nos deixe mal. E quando temos fé, é porque certamente acreditamos que algo ou alguém possa mudar o nosso rumo"    

21 comentários:

Bruna disse...

Olha, eu acredito em Deus. Foi na religião católica que fui educada, fiz os 10 anos de catequese, Comunhão, Crisma e tudo isso. A verdade é que acredito que, as pessoas de quem gosto e que já morreram, estão algures noutro local a olharem por mim. Muita gente diz que no meio do desespero, as pessoas agarram-se a qualquer coisa. Não acho que seja uma questão de desespero ou não. Trata-se de fé e isso não pode ser questionado, a meu ver.

Ah e sim, sou filha única. Antes fazia-me muita confusão, porque quase todos os meus colegas da escola tinham irmãos e eu chegava a casa e encontrava-a sempre vazia. Mas pronto, agora com (quase) 21 anos já me habituei =)

Melany disse...

Eu com o tempo percebi que mais vale ser assim, é a minha personalidade e a maneira como fui educada,por exemplo não sair sexta para repôr energias para estudar no fim de semana é impensável para os meus amigos...
Não tens noção, eu fiquei tipo 2 minutos com cara de parva até articular uma única palavra o.0

Melany disse...

E tu é que fizeste bem, maior parte das pessoas apercebe-se tarde, eu cá sou assim, marrona como dizem, mas é como diz um professor meu ''quando vocês forem patroas deles vão perceber que deviam ter estudado''.

Melany disse...

E tu é que fizeste bem, maior parte das pessoas apercebe-se tarde, eu cá sou assim, marrona como dizem, mas é como diz um professor meu ''quando vocês forem patroas deles vão perceber que deviam ter estudado''.

Margarida Carvalho disse...

eu acredito em Deus, até porque fui educada nessa fé cristã, e apesar de não ser muito praticante, é a Ele que apelo nos momentos mais dolorosos. Acho que o Homem, nos seus momentos mais negros, sempre teve necessidade da fé, mesmo não sendo crente; necessidade de acreditar em algo transcendente que o guiasse e o ajudasse de alguma forma. este é um tema que dá pano para mangas e bastante interessante.

Catarina Vasconcelos disse...

Eu tenho a minha própria fé, acredito à minha maneira. Fui educada segundo a religião católica, mas actualmente não sou "praticante" (uma vez que a sociedade considera praticante quem vai à missa e essas coisas), o que não quer dizer que a minha fé seja menor. Acredito que há uma força maior, se se chama Deus ou não é-me indiferente, mas acredito nessa força. Não sou de rezar orações pré-definidas, mas faço as minhas próprias reflexões e isso ajuda-me a encontrar um pouco de paz quando me sinto mais desesperada!

Jéssica Silva disse...

Concordo com tudo :)
Beijinhos :)

Bruna disse...

Oh obrigada, mas eu fui apenas sincera no que escrevi ^^

Um aparte apenas: descobri mais uma coisa em comum. Ambos temos cães cujos nomes começam por "B" (tu e o Bugs, eu e o Bob) ;)

Anónimo disse...

Eu tenho fé e acredito em Deus, mas não sou praticante, não vou à missa todos os fins de semana como muita gente. Pode soar estranho, mas apesar de acreditar em Deus, não acredito na igreja

B disse...

Eu acredito em Deus, muito! É certo que o meio em que eu cresci e onde me foram implementados grande parte dos meus valores também ajudou. Mas não se trata só disso... A fé é muito mais do que ter o pai ou a avó a dizerem-nos para ir à missa ou para não nos esquecermos Dele. Quantas vezes na nossa vida sentimos que já nada vale a pena e, inexplicavelmente, acontece alguma coisa que nos "puxa" para cima? É aí que eu vejo Deus. E é aí, nestas pequeninas coisas, que, além de acreditar ainda mais Nele, eu sinto-O. Confesso que a primeira vez que experimentei a felicidade plena foi no momento em que decidi seguir o caminho do catolicismo...foi um momento muito mágico e inexplicável!

Anónimo disse...

r: (nada convencido tu) acredita que desta vez nao tinhas hipoteses!!! :o

em relaçao ao post nao tenho uma opiniao concreta, acredito as vezes nao ou talvez acredito sempre nao tenho uma opiniao formada e por enquando nao a quero formar xD

recebeste? :p

Anónimo disse...

Eu acredito em Deus ,mas isso não quer dizer que eu concorde com tudo o que se "exige" ou se pratica em algumas religiões.

Uma coisa que sempre aprendi, foi não me lembrar de pedir ajuda e nunca me lembrar de agradecer.

Muitos de nós esquecemos de agradecer as coisas boas que acontecem na nossa vida. Mas depois sabemos reclamar quando algo corre menos bem.
Acreditar em Deus é saber que tudo acontece com um propósito, mesmo que não seja perceptível de imediato, mais tarde será.

Anónimo disse...

e aproveita-se muito da fé de algumas pessoas. A mim não me entra na cabeça que com todo o dinheiro que eles têm não façam algo por quem precisa. Já não digo causas de grande dimensão, mas há coisas mínimas e nem isso

Anónimo disse...

e acaba por ser isso que faz com que as pessoas deixem cada vez mais de frequentar a igreja. já não há muita gente como a da geração dos nossos avós que colocam os padres num pedestal

Bruna disse...

O Bob (Marley) é um Jack Russell, mas pensa que é um cão grande do tipo Serra da Estrela ou isso ^^ Ahah eu hei-de colocar uma foto dele no blogue para tu veres ;)

Leonora disse...

no meu ponto de vista
`E';L'O

Leonora disse...

Eu utilizo a crença para ter mais confiança em mim e conseguir por vezes superar as dificuldades com mais facilidade baseiando-me em algo, mas se o caso for ''acreditas que vais para o céu?'' ou então ''seguir todas as regras que estão lá escritas'' não, não acredito nisso apenas quero basear-me em algo enquanto a vida na terra. Se me falasses em crença a quatro meses atrás provavelmente diria-te que não acreditava por completo, mas ao facto de encontrar certas dificuldades vou acreditanto. Se calhar se fizeres a mesma pergunta daqui a uns quatro meses a minha resposta seja diferente mas por enquanto é esta.

Unknown disse...

Sou da opinião de que todo o ser humano, consciente ou inconscientemente, necessita de acreditar em algo, seja num Deus, num Anjo, num Espírito, num ídolo ou até em si mesmo... Necessita de se sentir apoiado para evitar a solidão, precisa de dar um significado à sua existência e, de certo modo, justificar o injustificável... Relativamente à fé cristã, julgo que seja, principalmente, uma questão de tradição, de cultura, de ritual de passagem de pais para filhos. Foram criados dentro daqueles costumes, que ficam tão enraizados que torna difícil viver de outro modo... Mas atenção, não estou a dizer que estão certos ou errados, é uma opção

Nea* disse...

Eu tenho fé.
Eu falo com Deus, com a minha avó e com todos os meus anjinhos e santinhos, à noite.
Seja para pedir algo, para agradecer algo e até para contar algo.
Não sei se sou católica praticante, porque estou associada à catequese mas é raro ir à missa, e como à tantas "regras" à volta de se ser praticante...
Mas acredito, e falo.
Sei que pelo menos os meus anjos da guarda a olhar por mim eu tenho, sempre me disseram isso e às vezes até parece que tenho provas disso...

Mariana disse...

Deste texto já me debati algumas vezes sobre este asunto e a verdade é que quando era pequena andava na catequese e induziram-me a acreditar em Deus, mas hoje sinceramente não acredito na figura de "Deus" mas acho que há alguma força qualquer aí no universo capaz de mudar muita coisa*

Unknown disse...

Em resposta ao que me disseste... É essa a realidade, infelizmente cabe à outra pessoa conseguir distingui-las... E por vezes as pessoas estão "tão tapadinhas e enfeitiçadas" que não reparam nas evidências... Então continuam a "bater no ceguinho" =S
Mas deves continuar a ser tu mesmo e não mudar por causa dessas pessoas que não te souberam valorizar... Elas é que ao terem essas atitudes estão erradíssimas =T
O fundamental é uma pessoa não se contentar com o pouco quando pode e merece o muito ;)