sábado

Conversa de paragem

Hoje tive uma conversa com uma "jovem" de 84 anos, numa paragem de autocarro, sou sincero, fiquei estupefacto com a sua jovialidade, com a sua interacção comigo, começou por me perguntar as horas e se já ali estava a muito tempo, depois disse que eu era um jovem paciente porque já estava há 10 minutos a espera e não refilava. Reparei num ponto interessante, ela balançava as pernas no banco como um jovem, enquanto falava, achei super engraçado ela dizer coisas como "bué" e "fixe", a maneira de pensar é tão, mas tão diferente e tão rica ao mesmo tempo! Ela disse me que nunca mais viu miudagem como antigamente, a correr pelas ruas, a jogar a bola, mesmo nas escolas, o barulho de quando se passa ao lado de uma, é muito inferior ao de antigamente, disse me também que nós não nos contentamos com pouco e que os jovens de hoje só querem ser melhores que os outros enquanto no tempo dela, davam-se por contentes com o que tinham e mesmo o pouco que tinham, partilhavam.
Isto deixou-me a pensar, preferem a nossa adolescência ou gostavam de ter experimentado a juventude
 noutro tempo?

28 comentários:

Sara Nachmazov disse...

Adorei! Também há uns tempos falei com uns senhores assim dessa idade que disseram o mesmo!

Anónimo disse...

Eu confesso que no meu tempo as brincadeiras eram diferentes e claro as coisas evoluem e daí hoje nada terem a ver com a década de 80.
Naquele tempo acho que éramos mais unidos no entanto tenho sobrinhos de 25/17/12 e vejo outras coisas positivas nas amizades deles.

A liberdade é outra e daí ser tudo tão diferente ,mas o pior é quando essa liberdade é mal "usada" .
Gostei imenso deste texto.

Andy G. disse...

Gostava de ter experimentado noutro tempo :) Para saber como era

Anónimo disse...

eu acho que prefiro a nossa adolescência - pela liberdade, pelo avanço da sociedade - mas também há coisas boas que podemos retirar dos tempos de juventude mais antigos.

ps: podes dizer-me o nome da última música que passa no teu blog? gosto muito ;)

Ju. disse...

Gosto tanto de "jovens" desses! Sinceramente, e apesar de tudo, gosto do tempo em que vivo, mas também tento não seguir a maioria e viver a minha adolescência daquela que penso ser a melhor forma! (:
Beijinho*

Margarida Carvalho disse...

bem, que belo encontro esse :) e adoro a música de fundo, é fantástica! eu adoraria ter experimentado a juventude de outros tempos, deve ser tão diferente.

Andy G. disse...

R: Porquê? O quê? *

Knight disse...

olha que não sei... todos os tempos têm as suas vantagens e desvantagens, mas essa senhora devia ser mesmo uma peça :)
R.: eu de vez em quando levo-as com o meu pai a uns terrenos nossos, ou com o meu avô à quinta dele, mas no dia a dia é impossível :)

Luna disse...

Eu prefiro esta...

Andy G. disse...

R: Grande verdade. Infelizmente...

Ju disse...

Gostava de ter experimentado noutro tempo sem duvida.

Anónimo disse...

ahah nesse caso marcas a hora, o dia e isso xD
obrigada! ;)

confesso que tendo em conta a minha infancia e o que ta a ser a minha adolescia e nao e que nao goste dela mas nao me importava de viver a juventudes de outros tempos! :P

-OneDay disse...

Do outro tempo. A uns meses, uma senhora confundiu-me com a neta. Fomos a falar o caminho todo, contou-me quase a vida toda, depois falava muito apressada, diverti-me bastante

Nea* disse...

Neste momento? Só para não conviver com certa "juventude" preferia outros tempos.
Mas já no meu tempo não era nada como é agora, por isso eu adorei e adoro a minha juventude, embora alguns dos outros jovens estão a estragar a sua.


E a minha avó era tal e qual esta senhora

Ju disse...

E a cena de brincar no meio da rua, de conhecer os vizinhos todos, é algo que apela ao companheirismo

Anónimo disse...

nao me querendo aproveitar mas tens mais alguma coisa pra me ensinar?? xD
o espirito acho que era melhor naquela altura.

Andy G. disse...

R: Sei que sim, mas cansa

Sara C. disse...

Eu gostava de poder experimentar a juventude noutros tempos. E concordo com o que ela disse: não nos contentamos com pouco.
aliás, acho que nunca estamos satisfeitos.

Unknown disse...

Que bela conversa (:
Ele tem razão e parte de mim tem curiosidade de como seria a juventude noutro tempo , e conviver com isso todos os dias , visto que a sociedade de hoje está cada vez pior .

Ju disse...

Eu nunca conheci os meus vizinhos xD

Ju disse...

Tipo conhecer conheço, mas só lhes aceno se ao sair ou chegar a casa eles estiverem à porta. Não sei nem como se chamam, nem que idade têm os filhos xD

S. disse...

No outro dia também tive uma conversa interessante com uma senhora numa paragem de autocarro (:
Sou sincera, não me importava de experimentar a juventude noutro tempo, acho que hoje em dia há demasiado preconceito e juízos de valor entre os jovens !

Filipe Liberato disse...

Em algumas coisas o passado bem podia vir, há com cada pessoal agora

Ade disse...

Uau, quem me dera conhecer essa senhora! Hoje em dia, é raro encontrar pessoas de idade que pensam dessa forma, pelo menos na minha zona é...
Eu gosto da adolescência de agora, mas também gostava de a ter experimentado noutro tempo. :)

Jovem $0nhador@ disse...

Essas pessoas são a sabedoria em pessoa =)

fusion disse...

Basta a generalização em que essa "jovem" caiu, para ver que, afinal, não está assim tão "à frente" quanto os "bués" e os "fixes" podem dar, erradamente, a entender.
Os jovens de hoje e os jovens de ontem são, essencialmente jovens, com a inexperiência que ser jovem acarreta. Se os "do tempo da senhora" não faziam o que se faz agora, é porque não havia o que há agora (no meu tempo não podia dizer "eu conto com o continente" e agora posso). De resto os jovens são jovens, as pessoas são pessoas e muita da diferença resido somente na circunstância que cada geração vive.
Não creio que os jovens de hoje sejam melhores ou piores do que os da minha geração. Apenas as condições mudaram.

Eu duvido sempre de uma "jovem" de 80 anos que diz "bué" e "fixe", principalmente se a seguir apontar diferenças que, na realidade, não existem. xD

Catarina Vasconcelos disse...

Há pessoas mais velhas que são muitissimo interessantes! Só espero que, se um dia chegar a essa idade, conseguir ter a minha memória e sanidade preservadas, caso contrário, prefiro não chegar lá!

Susana V disse...

Que grande testemunho, muito bonito ver uma senhora falar assim, com jovialidade. Gostava de experimentar o outro tempo, acho que nessa epoca se vivia com mais qualidade de, tendo em conta as dificuldades, vivia-se mais saudavel. Hoje em dia, em comparação com outros tempos, somos ricos, temos varias televisões em casa, coisa que nao havia, temos portáteis, coisa que nem se pensava, cada um de nos tem um telemovel, coisa que em muitas casas, nem um telefone tinham, temos um leque de novas tecnologias que nos predem, que nos cativam, que nos fazem passar mais tempo em casa, que fazem perder tempo, em vez de estarmos com a familia. Antigamente tudo isto nao havia, passa-se mais tempo na rua a brincar, passear, fala-se com a familia, vivia-se mais em comunidade que hoje em dia, que se vivi mais em voltado para si e nao para os outros...