domingo

Nós crescemos e eles?

Domingo, sem grande coisa para fazer, dou por mim a ser nostálgico, a ouvir as músicas que passavam na rádio da minha escola quando eu estava no ciclo, a lembrar-me dos jogos e brincadeiras que praticava, olho para trás e vejo como uma corda nos deixava feliz, como uma simples bola nos fazia suar horas e horas sem fim. Hoje em dia, já percebi que nada é igual, com o avanço das tecnologias, as crianças esquecem-se cada vez mais das brincadeiras tradicionais e rendem-se a jogos de vídeo e redes sociais, acho ridículo uma criança com 6/7 anos ter Facebook por exemplo, por causa dos jogos? Boa justificação, mas para isso, jogava no Facebook de um dos pais e não metia em check fotos da própria criança, é triste, sair de casa e não ver as crianças nas ruas a brincar, naquele pateo onde tantas vezes eu fiquei de costas a contar até 100 para os meus amigos se esconderem, eles nem sabem o que é isso, quantas vezes, rasguei os joelhos ali por brincar a apanhada e despassarado como sou, deixar-me cair, não fazem ideia do quão é bom, crescer com alguém e não com algo, partilhar os nossos melhores momentos com aqueles que gozaram connosco quando escorregamos ou quando nos sujámos com o gelado que estávamos a comer, esses são as pessoas que nos viram crescer e hoje, será que é assim? Não mesmo, o meu irmão por exemplo, faz tudo para não ir para a rua, para ele, a rua é a ultima opção, quando não o deixamos ir para o pc ou para a PlayStation, aí sim, surge a pergunta "posso ir para a rua?" Mas porquê que é assim? No meu tempo, quando acordava, pedia o almoço, nem que fosse as 11h da manhã, só para poder sair disparado e ser o primeiro a chegar ao campo, quantos de vocês se identificam com isto? Quantos de vocês passam pelo mesmo e vêem os vossos irmãos mais novos pouco estimulados pelas brincadeiras tradicionais e em vez disso, preferirem ficar fechados num quarto vidrados num computador? Para mim é desolador, ver ruas que em tempos, eram palcos de grandes finais mundiais e o grito de alegria de uma criança predominava, despidas, vazias onde o seu eco, deixou de ecoar. Bom domingo a todos.

18 comentários:

Anónimo disse...

percebo tão bem o que queres dizer! eu também passei a minha infância na rua, nem tinha computadores ou qualquer coisa do género em casa. Aliás, nem eu nem ninguém que fosse da minha idade. E agora não se vê qualquer tipo de interação entre os miúdos na rua, só saem de casa se não tiverem mesmo outra alternativa. Eu continuo a dizer que a minha infância valeu mais a pena :)

Audrey Deal disse...

As crianças andam a crescer depressa demais e não tenho nada contra as brincadeiras de hoje em dia, mas exporem-se no Facebook como costumo ver... que horror

Audrey Deal disse...

Já não brincam com bonecos, o que é horrível! Agora é só playstation, pc e tv

sílvia sampaio. disse...

muito obrigada :)
gosto do que escreves e de vez em quando passo cá para ler... este texto prendeu-me desde o inicio entendo perfeitamente o que queres dizer aqui, já não se vê crianças na rua. e eu também era como tu passava sempre o dia fora de casa a brincar só voltava para almoçar. não tenho irmãos mais novos mas sempre que passo por uma escola primária vejo os miúdos com telemóveis e psp's. realmente os tempos mudaram, é triste porque as brincadeiras que tínhamos eram melhores digamos e eles não vão dar valor a isso.

Marisa Costa disse...

A tua maneira de escrever surpreende-me sempre!
Concordo absolutamente contigo e gostei especialmente da frase que destacaste.
As coisas mudam nem sempre para melhor

Susana V disse...

Há dias em que a saudade vem com os mais singelos gestos, com as mais puras lembranças de um passado que valeu a pena. Saudade é o grito do coração, dizendo para onde gostava de voltar nem que fosse por um minuto. Sempre existirá uma criança dentro de nós...

sílvia sampaio. disse...

claro, acredito sim :o de nada!

Anónimo disse...

sempre e acaba por ser o meu maior defeito :(

tantas saudades desses tempos e ainda eu me queixava por ter crescido so com rapazes, eramos felizes e acho que agora nem se ve tanta brincadeira entre as crianças, pelo menos noto isso, aprendiamos a crescer na rua, no meu caso era mesmo no meio de um monte a contruir casas de madeira e carros xD tantas saudades, meu deus quem me dera poder voltar a infancia *-*

Unknown disse...

Concordo! Adorava jogar à "Macaca" ... E tantos outros que me marcaram na minha infância!

Jéssica Silva disse...

Adorei, as tuas palavras são incríveis :)
Beijinhos ;)

Nea* disse...

Concordo plenamente contigo e até já fiz um texto sobre isso antes!
Macaquinho de chinês, mama da licença, futebol, prisão, cola e descola!
Rodar o arco!!
Que recordações!
Eu tenho os joelhos todos cicatrizados de tanta queda que deu e depois dizia não é nada! E não digo asneiras!
Os de agora se caem e se aleijam choram e vao a correr para as mamas! E dizem n de asneiras

Marisa Costa disse...

Já há algumas pessoas a quererem participar :)
Outras gostavam de saber mais coisas.

Nea* disse...

Mesmo!
E é como tu dizes!
Nós crescemos graças a pessoas, não a objectos...

Ji disse...

R: muito obrigada (:

Ji disse...

R: muito obrigada

Blackbird disse...

Como eu te percebo... Lembro-me que quando era mais nova passava os dias no centro da minha aldeia onde tem uma espécie de parque, um campo de futebol e o recreio com baloiços de uma escola primária. Hoje em dia passo por lá e está sempre vazio, mesmo ao fim-de-semana. As pessoas dizem que hoje em dia não há tantas crianças como antigamente mas não é de todo verdade. Há imensas crianças, elas não saem é de casa! Antigamente os meus pais deixavam-me ir brincar para a rua sozinha com os meus amigos da época, actualmente os pais não deixam os miudos dessa idade sairem sozinhos de casa sequer! Eles têm que ficar em casa e, geralmente, é agarrados a computadores e consolas. A culpa é dos pais, que não os incentivam a viver ao ar livre, é o que eu acho...

Ana C. Martins disse...

também fui muito feliz na rua, tão bom ser criança. esfolar os joelhos, brincar na terra, correr pelos parques, andar de bike pela aldeia, fazer partidas, cair esfarrapar-se todo e voltar a correr como se nada fosse! :D a minha infância cheira a campo, cheira a terra, a pó, cheira a areia.. tinha improvisos, tinha ruas, vizinhos, grupos, tinha brincadeiras! :D fui mt feliz

Jovem $0nhador@ disse...

Concordo em tudo contigo, agora as brincadeiras são todas feitas sentados em frente a um ecrã...