quarta-feira

Uma Simples Opinião!

Hoje a caminho do estágio, encontrei "graffitado" numa parede algo como "Vais fazer ou deixar acontecer?", percebi que era relacionado com a política e com o estado em que está o país e realmente, aprecio muito este pessoal que para muitos, vandaliza as ruas Lisboetas com "desenhos", para mim é arte, adoro mesmo, já vi frases que me motivaram um sorriso, uma delas está bem perto da minha casa, perto do centro comercial Amoreiras, está a frase "Herrar é Umano", para mim é uma frase cheia de sentido e inteligência, de uma cultura formidável! Também já vi outra perto do meu antigo estágio que dizia "Vida ou Rotina, escolhe!", são frases que encaixam completamente no quotidiano Lisboeta, identifico-me imenso com todas elas! Muitas vezes vou no autocarro de manhã e começo a reparar nas pessoas a minha volta e só vejo, pressa, stress, má disposição, mais stress que tudo misturado, gera falta de educação, é ridículo mas é verdade, as pessoas hoje em dia não sabem ser calmas, não sabem respeitar e passam o dia com má cara descarregando uma pitada da sua raiva em cada esquina. Estes graffiters pelos menos mostram que vêem o mesmo que eu, com essas frases só expressam o que se passa com esta cidade, doente, viciada, cansada, pessoas que se queixam, falam, refilam, mas não ajudam, não agem, não se mexem, ficam imóveis perante a situação que o país atravessa e aquela primeira frase que referi é sobre isso mesmo, muitas pessoas queixam-se mas poucas são as que realmente lutam para que algo mude, na minha opinião, a diferença do 25 de Abril para os dias de hoje, é a adesão de pessoas, as pessoas hoje em dia, não lutam por nada, refilam, não gostam, mas acabam sempre por comer e calar, criam-se meios para mostrar o descontentamento e a adesão nunca é a esperada e pior que isso, as que aderem, muitas não se comportam da forma mais correcta e acabam por perder a razão e manchar o esforço dos que lutam por algo, sinceramente, gostava de ver mais atitude, não só de Lisboa, mas sim de Portugal, já chega de ouvir os mais velhos a dizerem-nos que "não está fácil", quando são eles que no fundo têm que lutar para mudar isso e não nós, nós pelo que me disseram sempre "somos o amanhã", mas o que é verdade é que querem que lutemos por um "hoje" melhor, não entendo, temos de estudar, muitos de nós de conciliar o estudo com o trabalho porque não temos como nos sustentar e nisto tudo ainda temos de "lutar" pelo país, para rematar isto tudo, ainda oiço dizer que os adolescentes de hoje em dia não são tão adultos como antigamente, posto isto digam-nos, onde é nós erramos?

2 comentários:

Anónimo disse...

Texto lindo! Sabes eu entendo quando muitos adultos dizem que os adolescentes de hoje não têm nada na cabeça, porque a verdade é que cada vez existem mais adolescentes a cair na vida boémia, a fazer mil uma coisas do que lutar por um futuro melhor e onde muitos acabam? na rua a pedir, para ganharem um *ordenado* para comprarem droga ou sei la mais o que. No entanto, tambem acho que nos culpam demasiado, pois foram os adultos que tomaram as más decisoes e agora querem por a responsabilidade toda em cima de nós. acho que devia de haver um consenso, acho que nos devíamos lutar por um futuro melhor e acho que os adultos deviam trabalhar para termos um presente melhor entendes? Enfim, ainda tenho esperança que as coisas mudem, mas agora até os filhos matam os pais ou vice-versa, agora as pessoas só querem saber do seu umbigo e o resto que se lixe...isto anda tudo de pernas para o ar!!

Luna disse...

Eu tambem adoro ir às "cidades grandes" e ver essas obras de arte :)