Será destino? Ou é apenas algo que caracteriza todos os seres humanos, será a única coisa que temos todos em comum? Porquê que olhamos para trás? Porquê que insistimos em algo que nós próprios temos a consciência que não vai dar em nada e que só nos vamos magoar mais ainda? Eu digo que é defeito, já a minha mãe diz que é feitio, mas então, temos todos o mesmo feitio? "Se morreres no passado, o futuro não passará de uma morgue", disseram-me isto uma vez e desde então nunca me esqueci e no fundo é uma verdade, somos incutidos a tanta coisa, ouvimos imensas frases de auto-motivação e força que no fundo não passam de consolos para o que sentimos quando olhamos para trás, que nos reconfortam e nos fazem pensar que ao menos fizemos tudo o que estava ao nosso alcance, mas não é assim, é só uma mascara e quando alguém toca nesse assunto, a mascara cai, o coração aperta e a lágrima chega-se ao canto do olho com vontade de cair, o corpo aquece, a sanidade começa a desvanecer e a vontade de gritar é tanta que nem sabemos como nos contemos, mas o que é certo é que o fazemos, não gostamos de dar parte fraca e por isso, andamos sempre presos neste ciclo vicioso da nossa vida.
15 comentários:
Olhamos para trás com a certeza que o nosso futuro está em frente, mas a verdade é que enquanto não esquecermos o pretérito imperfeito não conseguimos pensar no futuro e olhá-lo com outros olhos.
O que ficou no passado ao passado pertence mas nunca nos podemos esquecer que o passado fez de nós quem somos no presente. O passado é o ensinamento de todos os dias. O futuro será aquele onde aplicaremos esses ensinamentos. Por isso é que se torna um ciclo vicioso... Porque a mudança de hoje, o futuro de amanhã são tempos que provêm do passado de um dia :)
Temos que meter as coisas do passado no passado, o que esta feito, feito esta e nada podera mudar isso.
Cabe a nos mudar o futuro.
Eu penso que olhamos para trás com a esperança de recuperarmos algo, ou de tentar perceber no que erramos, no que podemos melhorar...olhamos para trás com a teimosia que podiamos ter feito ou termos sido melhores...
Adorei o texto :)
o importante é o futuro. olharmos para trás significa sofrer de novo, e crescer de novo :s
é sempre muito bom ler o que escreves!
o que somos hoje é apenas resultado do que fomos no passado.
A vida é feita do passado, e como tal por mais forte que sejamos vamos sempre olhar para trás.
O passado deve ser arrumado mas nunca esquecido. Não podemos ficar presos nele, apenas temos de seguir em frente e não voltar a fazer o mesmo. Algumas vezes aprendemos com os erros dos outros, e acho que se erraram é porque tiveram uma razão para o fazer.
E mais uma vez, disseste tudo.
Ficamos sempre a pensar no "e se?" e a analisar o que fizemos e o que deviamos ter feito...
Concordo q não devemos ficar presos no passado, mas podemos sempre usá-lo para retirar algumas lições de vida acerca dos outros e sobretudo de nós próprios.
Também és canhoto! A escrever desta forma não se podia esperar outra coisa :)
shiii, gostei imenso. Isso do futuro ser ua morgue também é relativo.
shiii, gostei imenso. Isso do futuro ser ua morgue também é relativo.
Por muito que digamos " é passado e tal temos de avançar, o caminho é para a frente" acabamos sempre por voltar atrás.
Acabamos sempre por ir reviver o que fomos ou o que vivemos.
Passado é passado, futuro é futuro e o mais importante é presente é presente!!!
Gostei muito do teu blog, sigo :D
Obrigada por seguires :D
A tua escrita não é nada demais?! A tua escrita é perfeita
Obrigada! Sei pois
Enviar um comentário