quinta-feira

Vivendo Fumando

Hoje falo de um tema que é capaz de gerar alguma polémica, digo isto porque alguns o fazem constantemente e outros odeiam que o façam perto deles, espero não ferir susceptibilidades e que entendam que é apenas uma mera opinião e não tem como objectivo superiorizar ou desvalorizar ninguém.
O tabaco, sim o tabaco, com esta sociedade completamente estereotipada, grande parte por nossa culpa, mas também por culpa daqueles a que nós chamamos ídolos e somos fãs, o tabaco ao longo dos últimos anos veio a incorporar-se completamente nos nossos ecossistemas , eu ainda me lembro de ter 15 anos e ser raro o rapaz/rapariga que fumasse com a minha idade ou até mais velhos, antigamente toda a gente tinha medo de fumar ou por causa dos pais ou porque tinham medo de experimentar simplesmente, hoje em dia, fuma-se apenas porque sim, uns ainda se justificam que é um método para eliminar o stress, outros porque o tabaco os faz pensar noutras coisas, mas também há aqueles que dizem que fumam porque é bom (?!?!) ou então que fumam para engatar miúdas, (????!) sim, é verdade, eu já ouvi estas duas respostas e outras tantas que não fazem sentido nenhum na minha opinião, existem pessoas que utilizam o tabaco para que possam criar a partir daí uma conversa com uma rapariga no caso dos rapazes, pedindo um cigarro é um método de inicialização da conversa, ao longo do tempo, o tabaco tem vindo a ser um método que é utilizado para sermos aceites na sociedade, quem fuma tem sempre companhia, existe sempre alguém com quem fumar, mas agora e ao contrario? Será que é possível para quem não fuma ter essa mesma facilidade em encontrar alguém que não fume? Não sei... Eu vi num estudo que 77% da população adolescente em Portugal fuma, com que fundamento? Com que incentivo? A sério que não percebo o porquê desta percentagem avassaladora fumar, não estou a criticar, estou apenas a tentar entender o que leva as pessoas a fumar cada vez mais novas e cada vez mais outras substâncias, sim porque muitas das vezes, o pessoal reúne-se para fumar outras coisas e não tabaco, ou melhor, é como uma refeição e o tabaco é um acompanhamento.
Eu nunca fumei, nunca experimentei,(sim tenho 21 anos e nunca experimentei fumar) nunca soube o que é "travar" nem sei como se faz, nunca soube qual é a sensação de "puxar" e de expirar depois, talvez seja por isso que tenha algumas destas dúvidas, talvez se o fizesse, a maior parte delas seriam resolvidas, mas recuso-me, para mim, não é solução, eu próprio já fui alvo de "bullying" devido ao tabaco, é engraçado, eu próprio me rio agora que faço uma retrospectiva do passado, mas sim, já passei por situações complicadas por não fumar ou não querer experimentar, mais recentemente tive um amigo que conheço há mais de 10 anos que me disse algo deste género "O quê? Estás com 21 anos e nunca experimentaste fumar? Grande menino" e eu ri-me porque esse mesmo amigo me disse há uns anos, uma frase que eu retive porque era algo que me moralizava, algo como "Tens 19 anos e nunca fumaste? Isso é mesmo a patrão mano", pois é, a diferença que há entre uma e outra, o que era valorizado por ser diferente hoje em dia é alvo de chacota, é motivo de exclusão, já fui posto de parte por fumar, no meu primeiro Sudoeste TMN, foi assim, era mais novo, não fazia ideia do que era um festival e fui com pessoas erradas, pelo menos nesse ponto, éramos três e eu era o único que não fumava, então eles fechavam-se na tenda os dois a fumar e eu tinha de ficar cá fora ou então iam a vida deles, fumar com raparigas e eu não ia, porque ia ficar de parte por não querer dar "uma passa", também já fui expulso de grupos porque não me encontrava ao weekend com eles para fumar "as deles", agora que penso nisso, rio-me um pouco, porque vendo a pessoa que eu sou e as pessoas em que a maior parte deles se tornaram, prova-me que escolhi o melhor, que o melhor foi não optar pela opção "mais fácil" e sinto-me orgulhoso disso.
Eu não critico quem fuma, tenho imensos amigos que fumam, bem mais dos que os que não fumam como devem calcular, não os critico, respeito, alguns deles até os entendo, têm uma vida super complicada e vêem no tabaco um meio de fugir a isso, outros nem tanto, fumam para meter fotos no facebook e para meter assunto com raparigas e isso, deixa-me confuso com o facto de esta sociedade e esta geração se ter tornado nesta disparidade de valores humanos.
Espero que entendam que não quero ofender ninguém, é apenas a minha opinião, espero não criar impressões negativas.


29 comentários:

Anónimo disse...

Também nunca experimentei fumar nem tive essa curiosidade porque é algo prejudicial para a saúde e dispendioso.

Anónimo disse...

por vezes é mesmo complicado tomar decisões. :)
em relação ao teu post, eu nunca fumei, a maioria dos adolescentes só fuma para se afirmarem perante os outros.

Unknown disse...

Gostei do conteúdo do texto, foste sempre pelo caminho certo na forma de analisar as coisas. E embora concorde contigo em muito do que disseste, eu já fumei. Diariamente. Até à quase 3 anos que deixei. Faço-o de vez em quando. Porque me apetece e muitas vezes apetece e não o faço. Outra vez até apetece e não gosto de fumar e outras vezes que não queria fumar vem me aquela súbita vontade. Há pessoas que até de verem um filme em que alguém está a fumar tem vontade de fazer o mesmo. N exemplos. Eu não. Nem percebo bem a razão de querer de vez em quando fumar. Mas como não experimentei pela primeira vez com esta idade, foi muito mais cedo. Agradeço já que o fiz, tê-lo feito enquanto era nova e agora não o fazer. Na minha opinião, acho que há uma fase escolar e de adolescente que te permite estudar, interferir, analisar e participar em tudo o que queiras. O mais maduro disso tudo, é tornares-te adulto e isso ficar lá trás.
Boa tarde :D

- Susana . disse...

muito bom*

Unknown disse...

Obrigada :D
A qual experiência te referes que gostavas de ter? É que agora apanhaste-me desprevenida e não percebi o que disseste :$

Anónimo disse...

Na minha opinião, as pessoas fumam para não serem negadas pelas pessoas que as rodeiam. Assim como tu, também elas foram abordadas negativamente por não fumarem. Perguntam-lhes se querem dar uma passa e, a medo, respondem que sim. O pior é que não sabem que basta ir por aí, com um único travo, e já estão meio viciados. E, muito sinceramente, é uma enorme estupidez começar a fumar só porque sim, ou para engatar miúdas. A sério, até me ri. E mesmo as pessoas que encontram no tabaco uma solução, acho que deviam procurar outro género de ajuda. O tabaco destrói. Mata! E se tu fosses fumador, vinhas com aquela conversa do "tudo mata!" ou "vou morrer à mesma!", o problema é que as pessoas não têm consciência dos seus actos ou das consequências que podem vir a trazer para a sua saúde - e até dos outros!. Mas enfim, não serei eu, nem tu, a mudar a mentalidade da sociedade. Afinal, ela está sempre a evoluir... E, lá está, é mentira! Porque, na verdade, ela está em constante regressão. Recua todos os dias um passo atrás e destrói-nos. Resta-nos aprender a viver assim, com ou sem fumadores.

Unknown disse...

Não tiveste um pai? :/

Unknown disse...

Também há outra coisa que me esqueci de referir. Tudo mata sim, o tabaco mata sim. Mas já morreram muitas mais pessoas com problemas de pulmões que não fumam que outras que fumam. Pelo menos falo de conhecimento de causa pelo que já vi.
E os que morrem que consumiam tabaco, morrem porque não consumiam só tabaco. Mesmo assim é algo que não percebo, como as pessoas ainda se mantém tantos anos, com problemas por fumarem e etc e não morrerem :/
Não sou contra ninguém fumar, sou contra sim quando estou num café e todas as pessoas que estão comigo, sabem que sou a única que não fumo assiduamente e fumam ao pé de mim como se não estivesse ali. Porque deixei de fumar por vontade própria, mas principalmente porque uma pessoa me abriu os olhos e prometi acabar com o vicio que estava a instalar-se. Mas essa pessoa continua a fumar, e a fumar ao pé de mim socialmente como se não fosse nada.
Isso sim me provoca irritação. Não as pessoas normais, que fumam.

Unknown disse...

Posso saber porque o facto de não teres tido um pai, tem a ver com uma educação diferente? :(

- Dii - disse...

Ainda ontem me falei disso com um amigo ele começou a mandar vir por não fumar.
Eu não fumo porque não quero não gosto não acho normal é estou sempre a dizer se alcatrão é uma coisa fantástica porque não vão snifar a estrada??? Assim não lançam fumarada.

O tabaco devia ser proibido. No entanto, se não se meterem comigo não digo nada. respeito

Wanna disse...

Oi Pipo :)
Sabes que mais? Não te considero menino nenhum, considero-te sim um HOMEM, pois não é através do tabaco que alguém deixa de ser mais crescido ou não.
Demonstraste ter uma atitude muito adulta! E parabéns por isso!
Agradeço-te todas as palavras cheias de açúcar que deixaste no meu blog! Espero não desiludir!
Muito obrigada!
Beijinhos,
Wanna

Unknown disse...

Ah pronto, já entendi. Se quiseres falar sobre isso :D

Unknown disse...

E também não conheço ninguém que me recrimine por não fumar, como muita gente aqui o diz. Aliás nunca ninguém gozou comigo por não fumar. Ou "foder-me a cabeça". Não percebo que raio de pessoas conhecem vocês :$

Unknown disse...

Passaste algumas coisas como eu. Mas nunca estaremos em igualdade nesse ponto.
Lamento não teres esse pilar ao pé de ti, mas para ser mau, também foi melhor assim. Nesses casos, Pai é quem cria. Se calhar até arranjaste outra pessoa como uma imagem parecida e exemplar para ti.

Anónimo disse...

Tenho a mesma idade que tu e apenas sou fumadora passiva. Não dá para andar desviada desse cheiro, desse fumo. Há sempre alguém com uma cigarro acesso na mão.

Unknown disse...

É verdade Pipo.
Se precisares falar de qualquer coisa, qualquer dúvida diz. Eu gosto de falar destas coisas.

Anónimo disse...

Em que área, posso saber?

Quinn disse...

Obrigada (:
Também nunca experimentei, nem tenho curiosidade, embora não faltem cigarros cá em casa

Anónimo disse...

Fazes tu muito bem ;D

Pat disse...

ainda bem que gostaste! li o teu texto e os comentários que aqui tens, identifiquei-me muito com o da lu de lúcia. ela diz que gostou, mas que já fumou e que até chegou a fazê-lo diariamente. eu também e só tenho 15 anos, é verdade. fi-lo a primeira vez com curiosidade de experimentar e depois as pessoas da minha turma (andava eu no 7º ano) faziam-no todos os dias e algumas vezes lá ia eu feita parva a pensar que tinha muito stress na cabeça para mandar embora.. são fases, acho que muita gente passa por isso, mas nunca me achei viciada e embora às vezes apeteça, passo bem sem o tabaco!

Anónimo disse...

E sabes uma coisa que é ainda mais estúpido? Os pais dessas criaturas assentirem que elas fumem. Saberem e não dizerem nada, não fazem nada!

Anónimo disse...

Sinceramente não acho que o facto de fumares ou não dite se és um menino ou um homem. Tenho 21 anos e fumo cerca de 8/12 cigarros por dia , e aos fds fumo quase o dobro. Não sou mais o menos que ninguém por o fazer , é uma escolha minha, foi uma escolha no passado começar e é uma escolha no presente continuar. Fumo porque gosto e porque preciso , e não pretendo deixar de fumar pelo menos por agora. Estou ciente de todos os perigos e consequências mas é a minha escolha . Tal e qual como foi a tua não fumares não deves ser avaliado por tal decisão, mas a nossa sociedade é cada vez mais assim. Avalia cada passo , cada decisão cada erro para nos rotular com uma etiqueta qualquer .cada um sabe o que é melhor para si.

Gostei do post
:)

soraia

CatarinaRaquel disse...

Obrigada, pipo! Ontem fiquei tanto tempo a pensar nisto que nem resisti em escrever.
O tabaco é-me indiferente. Irrita-me, por vezes, mas não posso fazer nada para que os outros deixem de fumar. Eu já experimentei, mas sinceramente tinha em mente que mesmo que gostasse aquela seria a primeira e ultima vez que tocaria naquilo

- Dii - disse...

eu já nasci atrofiada hahaha

S* disse...

Tenho 23 anos e nunca experimentei nem pretendo experimentar... é uma opção que me custa a entender.

Leonora disse...

Concordo totalmete. Eu a única vez que exprimentei fumar tinha para ai uns quatro anos e nem sequer sabia o que estava a fazer (...) é mau saber que depois de fumarem ainda deitaram o tabaco para o chão, e as crianças podem apanhar e po-lo na boca tal como foi no meu caso. Sinceramente ainda não sei de onde raio é que tiraram a ideia que fumar é ser melhor do que os outros...

Anónimo disse...

Concordo, partilho a tua confusão e acho bem que te orgulhes de nunca teres fumado, até porque podias ter fumado para te integrares nos grupos de que falaste mas não cedeste à pressão.

Anónimo disse...

grande verdade! mas só as pessoas que fumam é que podem dizer o sentem e como se sentem nao é?:)

Luna disse...

Concordo contigo.
Eu não gosto nada que fumem ao pé de mim, pois sou eu que levo com aquele aroma a rosas..
Já fui bastante pressionada a fumar, já gozaram comigo por o não fazer, mas o que interessa?
Wow,bora lá estragar a saúde,só para fazer parte deste maravilhoso grupo de fumadores..
Enfim,a saúde é deles,a minha é minha e eu sei o que faço com ela.
Uma coisa engraçada que eu e uma amiga constámos foi que as marcas de tabaco são as únicas marcas a fazerem má publicidade contra elas próprias "Fumar mata" e são as que vendem mais..Irónico não?
Beijos *.*