terça-feira

Preconceito e TVI

Bem, esta critica vem um bocado com o que vi num video do Nurb, em que ele fala sobre o preconceito.
Já falei disto algumas vezes, parece uma palavra um pouco desapegada do seu real significado, para muita gente hoje em dia, ser preconceituoso é julgar alguns dos temas mais "mainstreams" existentes, para mim não, para mim ser preconceituoso é tecer um comentário que em todo ele, nada é construtivo, para mim, ser preconceituoso é julgar o que alguém fez, porque simplesmente foi aquele alguém a fazê-lo, como o próprio Nurb disse, julgarmos alguém sem conhecer, isso é preconceito e não é só uma opinião, porque é impossível termos uma opinião de alguém que nunca vimos ou nunca ouvimos falar. E como o Nurb fez questão de frisar, toda a gente tem preconceitos, ninguém é diferente de ninguém! Todos nós temos preconceito em relação a qualquer coisa e não misturem isso com "são gostos pessoais", há diferença do gostar e do ser preconceituoso com, há vários exemplos, comentários como "prefiro sentar-me ao lado de um branco do que de um preto", isso não é um gosto, é preconceito, o que difere uma pessoa branca de uma pessoa negra para que se suscite esse gosto? Nada, são pessoas iguais! Também vi ontem a reportagem da TVI e quero dizer que tenho a opinião dividida, é claro que é a produção da TVI que escolhe as pessoas que entram e tudo mais, mas o que elas dizem é de toda e inteira responsabilidade sua, a TVI não produz guiões para reportagens, não estou a defender a TVI atenção, mas a verdade é essa, a culpa tem de ser dividida pela aldeias, algumas das pessoas escolhidas para a reportagem, deviam ter um pingo de dignidade e abrir os olhos para aquilo que estavam a fazer. Não se pode globalizar assim uma geração, comparando-a com a de há 50 anos atrás pelo facto de 5 raparigas dizerem aquilo que lhes passa pela cabeça, é errado!

Têm aqui a reportagem para quem não viu.

Sei que não tenho postado muito, mas vou voltar a fazê-lo com assiduidade, peço desculpa a todos! <3

7 comentários:

Cláudia S. Reis disse...

Concordo com aquilo que escreveste aqui e concordo inteiramente com o que o Nurb disse: todos temos preconceitos, mesmo que sejam "discretos". Tal como ouvi hoje na conversa no Você na TV, com a psicológica e os 4 youtubers que fazem "A verdade de cada um" será impossível eliminar o preconceito por isso a única que temos de fazer é compreender que todos somos diferentes e aprender a viver em sociedade.
Quanto à reportagem, não a vi, mas pelo que via na publicidade as coisas que diziam não coincidem (nem em metade) com o que grande parte das raparigas acha ou sente. Pegaram numa amostra mínima de adolescentes que não se todo um bom exemplo. Espero, sinceramente, que não sejam feitos juízos de valor com base naquela reportagem. Não só seria uma generalização errada como seria preconceito. (e voltamos sempre à estaca zero, não é verdade?)

Anónimo disse...

pela primeira vez, gostava de não ter razão! ;)

tambem vi a reportagem de ontem da tvi e tambem acho que nao devem limitar nem rotular os jovens so tendo em conta aquelas raparigas!

A Loira disse...

Não vi a reportagem, tenho de ver.

Anónimo disse...

mesmo! fiquei :o quando vi a idade daquela brasileira eu dava-lhe uns 20 anos e nao 15, e tambem a loira que so tinha 17 o modo como se arranja... nem comento xD

Anónimo disse...

sim mas acho que visto que é um exagero os pais em vez de a apoiarem deveria chama-la a razao. Eu cá nao gosto :p

Anónimo disse...

eu também vi a reportagem e achei que aquilo foi generalizar um bocadinho a nossa geração. Eu não sou assim, e conheço imensa gente que também não é.

A. disse...

Infelizmente, o mundo é toldado pelo preconceito, sendo que muitas pessoas vivem em função dele. Ainda está para chegar alguém que seja capaz de mudar isso, de fazer com que as pessoas vejam que existe igualdade por aquilo que somos e não por aquilo que temos. Mas torço para que esse dia chegue. O mundo precisa de paz para prosseguir.
Espero que esteja tudo bem. Não tenho escrito, mas tenho passado aqui para ver como andam as coisas **